De Portugal para o mundo: três amigos embrenharam-se num projeto que visa produzir as melhores correias de cortiça do mercado e conquistar um lugar na alta-relojoaria. Com a enorme vantagem de se tratar de um produto nacional, ecológico e de superlativas qualidades intrínsecas que satisfarão o mais exigente dos aficionados.

_

Por Miguel Seabra

Fotografia: Paulo Pires/Espiral do Tempo

Qualquer aficionado de relojoaria que se preze gosta de vestir o seu relógio da melhor maneira possível e também de alterar o seu visual seja com correias ou braceletes da própria marca, seja com soluções alternativas que se podem encontrar no mercado. Há já algum tempo que essa oferta inclui correias em cortiça de qualidade razoável; a partir de agora passará também a incluir correias em cortiça de grande qualidade, feitas a pensar numa clientela mais exigente e nas marcas de luxo.

O projeto é liderado por três amigos que se conheceram nos meandros da relojoaria nacional mas com projeção internacional. O geógrafo João Gentil é colecionador e integra vários grupos de aficionados; David Geraldes já foi responsável da IWC para o mercado português, trabalhou na Patek Philippe e agora está ligado à empresa ibérica de distribuição relojoeira Diarsa; Laurent Mignon, um francês há muito radicado em Portugal por via do casamento, já foi o diretor da Baume & Mercier em Portugal e é o atual representante de várias marcas. Juntos, formaram a Ecoskin para conceber um produto sofisticado Made in Portugal e capaz de se impor na prestigiada esfera da alta-relojoaria.

O facto de a cortiça ser um material natural contribui ainda mais para a causa do triunvirato, numa altura em que a defesa do ambiente, a causa ecológica e a exaltação da sustentabilidade estão na ordem do dia. Tal como a chamada ‘customização’.

Sempre houve quem só gostasse de usar correias e braceletes da mesma marca do relógio e clamasse por sacrilégio quando o modelo não fica igual às imagens oficiais nos catálogos; hoje em dia, a maior parte não hesita em recorrer a correias e braceletes de outras marcas ou até mesmo feitas por encomenda, alternando frequentemente o visual consoante as circunstâncias e procurando sempre algo de diferente para dar um novo visual aos seus relógios.

Apesar de constituirem uma novidade relativa, não há dúvida nenhuma de que as correias de cortiça são mesmo originais comparativamente com a esmagadora maioria de correias ou braceletes que podem ser encontradas em lojas reais ou virtuais.

Para começar, a matéria apresenta um visual rico de nuances e textura que ganha uma bela patina com o tempo; depois, as qualidades intrínsecas da cortiça são tão variadas que vão desde a resistência à impermeabilidade, sem esquecer o conforto. Em conjunto, as propriedades estéticas e antialérgicas adequam-se de modo perfeito à sua utilização em correias de relógio. (…)