Já lá vão os tempos em que os relógios bicolores eram considerados de gosto duvidoso. A prova de que esses tempos já lá vão é o novo Black Bay Chronograph Steel & Gold da Tudor, que alargou a sua gama de exemplares combinando o aço e o ouro à versão cronográfica da linha Heritage Black Bay — precisamente o relógio preferido de David Beckham aquando da sua visita ao stand da marca na recente feira de Baselworld. A associação do mais democrático de todos os metais (o aço) com o metal precioso por excelência (o ouro) apresenta-se mais feliz no Black Bay Chronograph Steel & Gold do que no modelo de três ponteiros e data Black Bay Steel & Gold de há dois anos. Os tons dourados dão um toque suplementar de prestígio a um modelo de génese essencialmente desportiva e utilitária.
—
Um relógio de forte presença que, com 41 mm de diâmetro, não é excessivamente grande nem demasiado pequeno. O preço acessível deve-se à criteriosa utilização do ouro: maciço nos elos terminais, na luneta e nos botões; capeado nos restantes elos da bracelete e coroa.
Mostrador
O rosto do Black Bay Chronograph S&G apresenta uma clássica disposição bicompax com dois submostradores contrastantes (totalizador de 45 min às 3 h e pequenos segundos às 9 h) acompanhados de uma janela para a data às 6 h. A tonalidade dos submostradores combina com os detalhes em ouro e dourados que polvilham o relógio, enquanto o disco branco da data acompanha o tom claro da luminescência presente nos marcadores das horas e nos ponteiros. O histórico ponteiro Snow Flake das horas é emblemático da linha Black Bay.
Elementos Operativos
A tradicional estética associada aos cronógrafos é complementada pela habitual colocação dos elementos operativos do lado direito da caixa: a coroa, que serve para ajustar o tempo, manusear a data e dar corda manualmente e que é capeada a ouro; e os botões, para a função cronográfica, que são em ouro maciço. Tanto a coroa como os botões são de rosca, de modo a garantir um nível de estanqueidade excelente para um cronógrafo: 200 metros. Pormenor: o vidro foi adelgaçado e está agora muito próximo do mostrador.
Motorização
O movimento cronográfico automático utilizado é o calibre MT5813, elaborado a partir de uma base Breitling 01 (as duas marcas estabeleceram uma parceria há dois anos que inclui intercâmbio de calibres), mas com múltiplas alterações suplementares. Apresenta como valências arquitetura integrada, rotor de massa regulável, 70 horas de reserva de corda, roda de colunas, embraiagem vertical e espiral em silício. A sua precisão é certificada pelo Contrôle Officiel Suisse des Chronomètres (COSC), após ultrapassar uma dura bateria de testes.
O visual clássico e a criteriosa estilização dos tons dourados dão ao Black Bay Chronograph S&G uma auréola vintage que remete diretamente para a década de 70.
Mais informações e características técnicas do
Tudor Black Bay Chrono S&G no site
espiraldotempo.com