Com o Salon International de la Haute Horlogerie (SIHH) 2019 a chegar ao fim, escolhemos cinco estrelas apresentadas por outras tantas casas de alta-relojoaria. São protagonistas que se destacam pela enorme complexidade e também pelo grande mediatismo, representando muito bem o papel de talking pieces capazes de gerar interesse dos colecionadores e debate entre os aficionados. Aqui vos deixamos uma mão-cheia de obras-primas com a assinatura da A. Lange & Söhne, Jaeger-LeCoultre, Vacheron Constantin, Audemars Piguet e Bovet.

_

Por Cesarina Sousa e Miguel Seabra


A. Lange & Söhne Datograph Perpetual Tourbillon

© Miguel Seabra/Espiral do Tempo

Respiramos sempre bem fundo cada vez que vamos à descoberta das novidades da A.Lange & Söhne. Coerência, simetria, inovação técnica, discrição q.b., classe e extraordinário nível de acabamentos são apenas algumas das palavras que podemos sempre associar a cada um dos modelos da marca. E este ano são cinco. Apenas cinco. E dois aniversários para celebrar: os 25 anos do Lange 1 e os 10 anos do Zeitwerk. Por isso, a A.Lange & Söhne esmerou-se e bem. Mas com um ‘mas’: até ao dia 24 de outubro de 2019 (data simbólica associada à apresentação dos primeiros modelos da Lange renascida, há 25 anos) irão ser apresentados todos os dias ’24’ de cada mês uma novidade. Relativamente aos cinco relógios que vimos, poderíamos perfeitamente destacar o Zeitwerk Date, mas a conjugação de complicações e o inesperado mostrador fez-nos pender para o Datograph Perpetual Tourbillon. A Lange raramente foge a uma reduzida paleta cromática, mas resolveu dotar o seu modelo com cronógrafo flyback, calendário perpétuo e turbilhão de um mostrador em ouro maciço que lhe dá um visual único. Um dos preferidos da imprensa especializada que será seguramente um dos relógios do ano.


Jaeger-LeCoultre Master Grande Tradition Gyrotourbillon Westminster Perpétuel

© Carlos Torres

A Grande Maison esmerou-se com mais uma extraordinária criação que revela a sua mestria: o Master Grande Tradition Gyrotourbillon Westminster Perpétuel volta a apresentar o Gyrotourbillon (turbilhão de eixos múltiplos) que é um dos ex-libris da manufatura conjugado com um calendário perpétuo (com o dia da semana, o mês e o ano em (…)