O L.U.C All-in-One é um astronómico concentrado das múltiplas valências técnicas da manufatura L.U.C — reunindo 14 indicações entre o mostrador e o fundo transparente, além de um turbilhão. O total de 516 componentes contribui para o recorde de complicações exibido num relógio Chopard, e os quatro tambores de corda garantem ao calibre L.U.C 05.01-L sete dias de reserva de marcha. A caixa de 46 mm está disponível em duas tiragens de dez exemplares cada, uma em ouro rosa com mostrador em tom subtilmente patinado e outra em platina com mostrador azul acinzentado. O conjunto é duplamente certificado pelo Contrôle Officiel Suisse des Chronomètres (COSC) e pelo Punção de Genebra.

_

Por Miguel Seabra


Dia da semana e acabamentos

Às 9 horas, o submostrador de ponteiro duplo (ambos do tipo bastão) dedicado ao dia da semana e à indicação do dia/noite (24 horas). Nesta versão, os ponteiros dourados — incluindo os centrais, na forma ‘dauphine fusée’ — destacam-se particularmente bem sobre o fundo subtilmente esverdeado (denominado ‘verdigris’) obtido através de um processo de galvanização para alcançar uma tonalidade patinada. O acabamento é polido nos submostradores, mas raiado no resto do mostrador com sulcos centralizados na data grande (…)

Chopard L.U.C All-in-One | © Chopard
Chopard L.U.C All-in-One | © Chopard

Turbilhão de 60 segundos 

O ponteiro dos segundos está associado ao turbilhão de um minuto (completa uma volta sobre si em 60 segundos), suspenso numa ponte e visível através da abertura às 6 horas. O turbilhão é considerado a complicação relojoeira por excelência e foi inventado por Abraham-Louis Breguet para contrariar os efeitos da gravidade sobre o órgão regulador, garantindo maior precisão. A ponte assegura maior estabilidade e resistência ao turbilhão, mecanismo extremamente sensível aos choques.

Chopard L.U.C All-in-One | © Chopard

Mês e ciclo quadrienal 

Às 3 horas, o submostrador de ponteiro duplo (ambos do tipo bastão) dedicado ao mês e ao ciclo quadrienal dos anos bissextos — ciclo esse que simboliza o caráter perpétuo do calendário, já que (por oposição aos calendários anuais) o calibre L.U.C 05.01-L de corda manual  contabiliza os meses de fevereiro com 28 dias e com 29 dias sem ser necessário operar qualquer ajuste. Daí a designação ‘perpétuo’.