No ano em que comemora os 50 anos de existência do El Primero, o cronógrafo automático na alta-frequência que foi um marco na história da indústria relojoeira, a Zenith volta a mostrar a sua vontade de inovar. O Defy Inventor, desvendado na Baselworld 2019, vem democratizar, com uma produção em série, o Defy Lab que, com o seu revolucionário Zenith Oscillator, surgiu há um par de anos como uma série limitada incontornável. Precisão e fiabilidade são as ideias fortes deste novo desafio.

_

Por Fernando Sobral

Este é o ano em que a Zenith celebra, com toda a pompa e circunstância, os 50 anos do calibre El Primero. É um motivo de orgulho perfeitamente compreensível. E, assim, a marca alargou as festividades com a apresentação do Defy Inventor, a sequência lógica do segredo que era o Defy Lab. A ideia é, ao usar o sistema de controlo Zenith Oscillator, inovar a nível da produção de relógios mecânicos, onde o oscilador desenvolvido pela marca substitui o tradicional equilíbrio por mola que foi utilizado ao longo de séculos, alterando as lógicas de alta frequência, precisão cronométrica, fiabilidade e estabilidade. 

Apresentando um elemento único (comparado com os mais de 30 componentes de uma peça reguladora padrão), este dispositivo de alta tecnologia equipa o novo Defy Inventor. A caixa em titânio e Aeronith, um compósito polimérico de alumínio, apresenta um «design arquitetónico», abrindo-se uma janela para a produção relojoeira no futuro.

Zenith Defy Inventor | © Zenith
Zenith Defy Inventor | © Zenith

A proposta é entusiasmante: o Defy Inventor bate a uma frequência extremamente alta de 18 Hz (comparado aos usuais 4 Hz) e está equipado com uma autonomia de dois dias, utilizando o Zenith Oscillator de uma única peça desenvolvido e patenteado pela marca. Trata-se da última conquista desta Manufatura que surge capaz de desenvolver e produzir um movimento mecânico na sua totalidade, incluindo o seu próprio sistema regulador.

Como resultado, há uma substituição do equilíbrio por mola usado na relojoaria mecânica há 350 anos. Permite uma maior confiabilidade devido ao seu exclusivo elemento ultrafino (0,5 mm), que substitui os mais de trinta componentes de uma peça reguladora padrão, eliminando assim o contacto, o atrito, o desgaste e a deformação. Garante também uma maior estabilidade, pois é feito de silício monocristalino, o que o torna insensível a variações de temperatura e campos magnéticos.

Além disso, a sua roda de escape é feita de lâminas flexíveis. Essas qualidades visíveis foram certificadas: insensibilidade magnética (ISO-764), insensibilidade térmica (ISO-3159) e precisão cronométrica (Timelab – Fundação do Laboratório de Relojoaria e Micromecânica de Genebra).